Pixel's Blog

24 agosto 2017

10 dicas para aumentar sua produtividade no Home Office

Todo mundo já desejou trabalhar em casa, não pegar trânsito, poder dar aquela descansada no sofá depois do almoço… mas é aí que mora o perigo. São tantas distrações e tentações que o ambiente te proporciona, que isso pode atrapalhar, e muito, a sua produtividade. Trabalhar em casa tem vários benefícios? Com certeza! Mas só vale a pena MESMO, se algumas regras forem seguidas. Então, anote aí essas dicas para ter 100% de produtividade no seu home office:

1. Encontre um lugar confortável para trabalhar

O primeiro passo é você encontrar um lugar confortável para trabalhar. Deve ser um ambiente onde você se sinta bem trabalhando, de preferência um local privado onde ninguém possa te perturbar. Nada é mais difícil do que tentar lutar contra seus filhos, concentrando-se na tela do seu computador, ou alternar seus compromissos com a necessidade de atenção que seu cachorro exige.

2. Decore

Isso mesmo, gaste um tempo para decorar seu espaço! A maioria de nós não é designer de interiores, mas a decoração ajuda a nos sentir mais confortáveis em nosso ambiente, e isso já ajuda a aumentar a produtividade. Você não precisa necessariamente escolher flores frescas todas as manhãs, mas algumas fotos penduradas da família sempre ajudam. Você também pode baixar algumas imagens, imprimir e economizar na hora de personalizar suas paredes.

3. Iluminação e cor

A cor das paredes em uma sala pode influenciar seu humor, e até gerar mais estresse. Se as paredes do seu escritório tiverem sido pintadas com uma cor escura, repinte. Encontre uma cor que o coloque em um clima descontraído e produtivo. Além disso, um bom escritório em casa deve permitir muita luz natural. Olhar para a tela do computador o dia inteiro já cansa muito olhos, então tente não forçá-lo ainda mais.

4- Chega de bagunça!

Pra quem trabalha em casa, a limpeza nem sempre é o foco, como seria em um ambiente de escritório profissional. Afinal, não precisamos nos preocupar com os clientes que possivelmente verão nosso espaço. Mas é muito importante criar o hábito de limpar seu escritório em casa diariamente, livrando-se da desordem. Não há nada mais gratificante do que sentar em uma mesa limpa e organizada pela manhã. É motivador e ajuda com a produtividade ao longo do dia.

5. Nada de pijama!

Só porque você trabalha em casa não significa que você tenha que usar pijamas o dia todo.  Embora pareça um benefício, ele pode realmente fazer mais mal do que bem. Um estudo publicado pelo Journal of Experimental Psychology em 2014 detalha como as pessoas que se arrumam realmente são mais bem-sucedidas do que aqueles que não. Então, acorde de manhã, tome um banho e se vista como se estivesse saindo da casa.

6. Trabalhe com o Propósito

Faça uma lista das tarefas que você precisa completar todos os dias. Certifique-se de que tudo o que você precisa para fazer o seu trabalho está disponível, seja em seu escritório ou no computador. Coloque itens fora da lista conforme os for executando. Isso ajuda bastante a manter o foco.

7. Concentre-se numa única coisa

De acordo com o o livro The One Thing, que está na lista de  best-seller do New York Times, você precisa bloquear distrações e se concentrar em uma única tarefa para ter mais produtividade. Ao tentar fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sua produtividade geral pode ser prejudicada. Concentre-se numa única coisa até terminar e depois avance para a próxima. Isso também ajudará com seu gerenciamento de tempo.

8. Faça pausas

Embora seja importante manter a tarefa, também é importante dar algum tempo longe do escritório em casa. Programe intervalos com a frequência que você precisar e até incorpore algum tempo de exercício. Você começa a diminuir a velocidade depois de muitas horas seguidas. Levante-se e dê uma volta, quando você voltar estará renovado. Essas pausas dão o tempo necessário para você se renovar física e mentalmente, o que é absolutamente necessário para se permanecer produtivo.

9. Aperte o play!

Faça algumas boas playlists, compre bons alto-falantes ou fones para seu computador e tenha listas de reprodução específicas, preparadas para diferentes tipos de trabalhos e níveis de concentração. Existem estudos confirmando que ouvir música dá um impulso na produtividade, criatividade e retenção de memória.

10. Se nada disso funcionar….

Não precisa se desesperar! Já pensou em trabalhar num coworking? Os espaços de trabalho coletivo estão cada vez mais em alta, e além de ter um espaço para trabalhar, você ainda pode conhecer pessoas bacanas que podem ajudar ou investir no seu trabalho.

Que tal aproveitar uma dessas pausas e tomar um café com a gente aqui no Pixels? A gente acredita que pessoas trabalhando em comunidade conseguem alcançar resultados além de suas capacidades individuais, são mais criativas e inovadoras.