Pixel's Blog

10 janeiro 2018

4 dicas para você turbinar o seu cérebro

Todo mundo sabe que praticar atividades físicas é essencial para nossa saúde e para o nosso corpo. Mas o que muita gente não sabe —  ou não dá tanta atenção — é que também precisamos exercitar o nosso cérebro!

Recentemente, pesquisas começaram a apontar que o cérebro, assim como qualquer músculo, pode se adaptar. Os neurônios são produzidos ao longo da vida, e essa neurogênese pode ser estimulada. Os exercícios, por sua vez, ajudam neste desenvolvimento.

Como o órgão possui a capacidade de se remodelar, exercitá-lo permite que nossas habilidades cognitivas sejam aperfeiçoadas. Tem quem diga que a leitura é a melhor forma de trabalhar o cérebro, afinal, ao ler, a pessoa estimula várias regiões cerebrais, e também adquire informações. Mas existem também outros exercícios que podem ajudar a melhorar a memória e a concentração, além de aumentar a agilidade no raciocínio.

Confira algumas dicas para turbinar seu cérebro! Depois, dá uma olhada em
Como deixar seu cérebro mais saudável no ambiente de trabalho? clicando aqui!


1. Aposte nos jogos de raciocínio

As palavras cruzadas, os quebra cabeças e jogos de raciocínio no geral são ótimos aliados para quem quer mais sagacidade nos pensamentos e uma atenção mais focadas. Esse tipo de brincadeira pode estimular a concentração e o poder de visualização— inclusive, são muito recomendadas para quem está prestando vestibular!

 

2. Tome cuidado com a alimentação

A nossa capacidade cognitiva pode ser trabalhada também com uma boa alimentação, exercícios físicos e uma boa noite de sono. Os ácidos graxos ômega 3 — encontrados em nozes, óleos vegetais, salmão e outros peixes — são ótimos para o aprendizado e para a memória. O ácido fólico, presente em verduras, legumes e grãos, também.


3. Não se afobe

Mandar sinais para seu cérebro para mostrar que tá tudo bem pode ser uma ótima forma para controlar sua mente em um momento difícil. Em uma situação de muita ansiedade — como ao fazer uma prova ou ler um texto muito longo — uma boa dica é contar até 20, tentando baixar a frequência do pulso e da respiração.


4. Aprenda a tocar algum instrumento

Aprender a tocar algum instrumento pode ser uma ótima forma de exercitar o cérebro! É um hábito que melhora o funcionamento e a eficiência da memória, pode ajudar no desenvolvimento de planejamentos e estratégias e ainda ajuda a solucionar desafios do cotidiano de forma mais efetiva e criativa.