Pixel's Blog

27 dezembro 2017

5 livros que todo empreendedor deveria ler

Aqueles que querem crescer e se desenvolver mais nos negócios precisam, sem dúvidas, reservar um tempo para leitura e para os estudos. Os livros trazem muitas informações de empresas que passam pelos mesmos problemas, e podem ajudar a encontrar soluções para o cotidiano de um empreendedor. Além disso, é uma ótima forma de adquirir mais repertório intelectual e de deixar a criatividade mais afiada! (confere nosso post clicando aqui)Pensando nisso, separamos os cinco livros que todo empreendedor deveria ler!

 

1. Em frente (Howard Schultz)

O livro fala sobre a trajetória de Howard Schultz depois dele tomar a decisão de reassumir a posição de CEO da Starbucks em 2008, oito anos depois de deixar o cargo e assumir a função de presidente do Conselho. Schultz compartilha a história do seu retorno e fala sobre a transformação contínua da empresa, abordando como a Starbucks conseguiu aliar a rentabilidade e a sustentabilidade sem sacrificar seu lado humano, ainda mais em um período tão tumultuado da história econômica.

 

2. Criatividade SA (Ed Catmull)

Filmes como Toy Story, Monstros S.A e Procurando Nemo foram verdadeiros sucessos— inclusive para públicos além do infantil. Mas afinal, qual é a fórmula por trás de todo esse êxito? Neste livro, Ed Catmull conta a trajetória percorrida pela Pixar, que ele ajudou a fundar ao lado de Steve Jobs e John Lasseter em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

 

3. Os Inovadores (Walter Isaacson)

Walter Isaacson, responsável pela biografia de Steve Jobs, relata neste livro a história das pessoas que transformaram o mundo. Ele busca traçar quais foram os talentos que permitiram a certos inventores e empreendedores transformar suas ideias visionárias em realidade? O que os levou a seus saltos criativos? Por que alguns conseguiram e outros não? Num abrangente panorama histórico, Isaacson conecta as personalidades que criaram a nossa revolução digital.

 

4. O lado difícil das situações difíceis (Ben Horowitz)

Neste livro, um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, Bem Horowitz, conta a história de como ele mesmo fundou, dirigiu, vendeu, comprou, geriu e investiu em empresas de tecnologia, trazendo dicas essenciais para ajudar os empreendedores a resolverem os problemas mais difíceis — aqueles que não são ensinados nas faculdades de administração.

 

5. Rápido e devagar (Daniel Kahneman)

Daniel Kahneman, vencedor do Nobel de economia, mostra as formas que controlam a nossa mente nesses dois modos de pensar, o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Kahneman relata que entender o funcionamento dessas duas formas pode nos ajudar nas nossas decisões pessoais e profissionais, e que pode ser uma ótima ferramenta na hora de gerenciar os negócios.