Pixel's Blog

27 outubro 2017

6 dicas para você não procrastinar mais 

Todos nós já passamos pelo mal da procrastinação — e nem sempre percebemos que estamos fazendo isso. Às vezes criamos algum tipo de lógica para que possamos atrasar tarefas por dias, talvez até indefinidamente. Reconhecer isso já é metade do caminho para deter a ação dessa lógica, e é importante encontrar uma forma de parar com a procrastinação, porque o hábito pode resultar em stress, sensação de culpa e frustração.

Existem algumas dicas para que você pare de procrastinar e cumpra todas as pendências. Veja abaixo!

1. Faça uma listas de tarefas

Fazer listas com todas suas tarefas é uma ótima forma de se organizar. Inclua também aquilo que você está enrolando para realizar, e estipule um prazo. Onde você vai fazer isso fica por sua conta, pode ser um caderno, uma planilha ou até um aplicativo no seu celular (se quiser uma dica, sugiro o Evernote ou o Asana).

2. Se dê recompensas

Se você começar a se recompensar pelas tarefas realizadas, com certeza sentirá uma motivação a mais para cumpri-las. Por exemplo, se permita ir ao cinema ou dar uma volta no parque depois de terminar alguma missão ou atingir uma meta de trabalho!

3. Divida uma grande tarefa em outras menores

Se algum afazer for muito complexo ou demorado, você pode dividi-lo em partes, dessa forma, você não se perde na complexidade do assunto e consegue ver o seu trabalho caminhando. Mas não esqueça de marcar um tempo de início e de término, para não cair na tentação de deixar para depois.

4. Foque na sensação que você tem depois de terminar as atividades

Ao invés de ficar pensando na preguiça, foque na satisfação depois de cumprir as tarefas. Dessa forma, você terá mais vontade terminar o que precisa ser feito!

5. Mude de ambiente

Ambientes diferentes têm um impacto diferente em nossa produtividade. Olhe para a sua mesa de trabalho e seu quarto, cada um dispara uma sensação diferente em você. Depois de um certo tempo, temos o costume de nos acomodar com o espaço onde trabalhamos e aumentam as chances de procrastinar. Então, procure variar um pouco, desde mudar a posição da mesa e da cadeira ou ir um dia trabalhar em um café, coworking ou escritório de um amigo.

6. Comece já!

Antes de qualquer coisa, você precisa começar. Você precisa quebrar esse ciclo vicioso e a melhor maneira é agir. Se você está trabalhando de casa, não esquece de conferir essas dicas aqui para ser mais produtivo: 10 dicas para aumentar sua produtividade no Home Office

 

Update: O Bullet Journal é uma excelente forma de ajudar você a se organizar. Confere nosso post, clicando aqui!