Pixel's Blog

05 dezembro 2017

Burnout: O que é e como evitar? 

Em 1974 o psicanalista americano Herbert Freudenberger criou o termo burnout, distúrbio psíquico que se aplica no ambiente de trabalho. Dentre as principais características estão; queda de produtividade, distanciamento afetivo, ironismo e principalmente exaustão, que pode ser identificada por dores musculares e de cabeça, dificuldade para dormir, fraqueza, impaciência, náuseas, solidão, raiva e depressão.

Os profissionais que estão mais expostos ao sofrimento são os principais afetados pelo burnout, como por exemplo, médicos, advogados, jornalistas e bancários. Mas também é uma situação muito comum entre empreendedores pela necessidade de validar um negócio em curto prazo. Para evitar o problema algumas atitudes podem fazer muita diferença:

1. Avalie as condições de trabalho

Observe todos os pontos positivos e negativos que envolvem a sua profissão. Considere a possibilidade de uma nova dinâmica para as tarefas diárias e objetivos para sua carreira. Aproveite para ter uma postura mental saudável frente aos desafios, com essas dicas nossas: Como deixar seu cérebro mais saudável no ambiente de trabalho?

2. Reorganize as tarefas 

Otimizar as horas de dedicação às atividades profissionais e delegar tarefas podem ser uma boa alternativa para diminuir a pressão diária. Especialmente se você consegue desenvolver uma equipe de trabalho em quem pode confiar.

3. Mantenha o ambiente de trabalho descontraído e confortável

Com o cognitivo mais relaxado é possível diminuir a tensão diária e, assim, melhorar a produtividade. Procure incluir em seu local de trabalho, elementos que tragam uma memória afetiva boa pra você ou que pelo menos gerem boas sensações.

4. Pratique atividades físicas

Elas energizam, ativam a circulação e estimulam o metabolismo o que ajuda a administrar o stress. A falta de tempo não pode ser uma desculpa para evitar momentos de atividade para o corpo e de descanso para a mente. Essas atividades costumam funcionar como uma válvula de escape para a tensão que leva ao burnout.

5. Separe o trabalho do momento de lazer

Quando estiver no trabalho dedique o máximo de atenção as suas tarefas, planeje pausas de descanso, mas mantenha o foco. Quando estiver relaxando, esteja de verdade, também. Ler um livro, passear com o pet, ir ao cinema são momentos preciosos para sua mente. Aproveite ao máximo.

Lembre-se que é sempre importante procurar um profissional especializado que com certeza lhe trará um diagnóstico e um tratamento adequado.