Pixel's Blog

06 setembro 2017

Como convencer seu chefe a deixar você trabalhar de casa

Trabalhar de maneira remota tem sido uma opção cada vez mais procurada por muitos profissionais. A flexibilidade e a economia de tempo e dinheiro são algumas das vantagens desse tipo de regime, e muitos funcionários que já trabalham dessa forma afirmam que enxergaram melhora na produtividade e na satisfação pessoal. Mas afinal, como convencer o seu chefe que você está pronto para seguir uma rotina dessa forma?

1. Você realmente está preparado para trabalhar de casa

A ideia de trabalhar em casa parece ótima, mas nem todo mundo consegue gerenciar o próprio tempo e manter uma rotina sem estar no escritório. Primeiro, tenha certeza que você tem todos os equipamentos necessários para fazer home office. Uma internet que funcione bem e um computador bom são itens essenciais. Você também precisa saber se sua empresa consegue acomodar funcionários trabalhando remotamente, e se você vai conseguir resistir às tentações dentro de casa – como ficar o dia todo de pijama assistindo Netflix, por exemplo.

2. Chame seu chefe para uma conversa

Se você entende que está preparado para trabalhar de casa, chame seu chefe para uma conversa e dê os argumentos certos explicando o porquê do trabalho remoto ser melhor para você. Destaque as partes benéficas do trabalho de casa. Você pode, por exemplo, mandar para o seu chefe esse artigo com estudos que mostram que os trabalhadores remotos se tornam mais envolvidos em seus trabalhos. Também vale dizer que, com menos distrações do escritório, você pode alcançar mais metas e ser mais produtivo. Você ainda vai ganhar o tempo de deslocamento até o trabalho para ficar mais tempo com a família e amigos.

3. Seja flexível

Mostre que você é flexível. Se sua empresa tem dificuldade em aceitar o serviço remoto, sugira começar trabalhando de casa duas ou três vezes por semana, ou fazer um período de teste. Assim, você pode mostrar que realmente tem a capacidade de trabalhar a distância antes de ser algo realmente definitivo. Também se mostre disponível para reuniões no escritório ou para ir até o lugar quando for necessário.

4. Prove que o Home office funciona!

De todos esses pontos, o mais importante é mostrar que funciona. Demonstre que você realmente é responsável e está envolvido com o seu trabalho. Sempre atenda ao telefone, responder mensagens ou e-mails. Entenda que o empregador colocará como prioridade os interesses da empresa, e não os seus. Por isso, mostre que o home office pode te tornar uma pessoa mais produtiva, que cumpre prazos e que pode vencê-los com os benefícios de um ambiente de trabalho livre de distração. Se você permanecer disponível, ou ainda mais disponível do que era no escritório, você consegue provar que não há nenhum risco envolvido em permitir que você trabalhe em casa.

Quando estiver tudo certo pra começar, encontre uma área da sua casa em que você usará apenas para o trabalho. Além do espaço físico, considere também sua agenda e a que horas do dia você trabalha melhor. Além disso, se a maioria da sua equipe ainda estiver em um escritório, é importante certificar-se de que sua agenda esteja alinhada à deles.