Pixel's Blog

22 novembro 2017

Como deixar seu cérebro mais saudável no ambiente de trabalho?

Manter o cérebro saudável é um dos grandes desafios da vida profissional. Existem, no entanto, algumas técnicas que podem ajudar nossa mente a focar nas coisas certas, em vez de ficar se desgastando com os empecilhos do dia a dia. Uma dessas técnicas se chama psicolinguística, que consiste basicamente em conversar com sua mente sobre o sucesso, em vez de ficar pensando sobre o fracasso.

Comandos mentais

Por exemplo, se você está sentindo algum desconforto no corpo,ao invés de ficar repetindo sem parar “estou com dor em tal lugar”, repita: “estou me sentindo bem”. Esse comando mental pode fazer seu cérebro executar essa sensação por meio da repetição, e então ele começa a responder ao que você fala e pensa. A conversa interna é tudo! Adquirir esse hábito pode ser metade do caminho para você encontrar mais paz durante sua rotina. É bom refletir sobre que tipo de linguagem você está usando com você mesmo e como isso está influenciando o ambiente ao seu redor, dessa forma, você cria a vida que você quer levar.

O que evitar para se manter saudável

Para quem quer aderir a prática no cotidiano, existem algumas frases que você pode parar de dizer:

– Estou cansada
– Nada dá certo para mim
– Isso é caro, não tenho dinheiro

Onde focar para se motivar

Ao invés de focar nesses pontos, você pode se motivar dizendo coisas do tipo:

– Estou me sentindo melhor a cada dia!
– Estou otimista que as coisas vão dar certo para mim
– Eu estou me tornando uma ótima poupadora, e logo terei dinheiro suficiente para fazer tudo o que eu quero

Mesmo quando as coisas estão super difíceis, tentar ver tudo de maneira mais otimista vai te trazer mais leveza para enfrentar os problemas. Não espalhar notícias ruins, não ficar reclamando o tempo todo e sempre lembrar de agradecer por tudo aquilo que você tem são algumas estratégias para essa visão mais otimista! Pode parecer besteira, mas quando a mente fala, o corpo ouve e age de acordo.

Se você quiser se aprofundar no assunto, dá uma olhada no livro – Mindset: A nova psicologia do sucesso

Vale lembrar que deixar de procrastinar também é uma forma de deixar seu cérebro mais saudável! Confere nesse post aqui: 6 dicas para você não procrastinar mais