Pixel's Blog

19 outubro 2017

Como ser essencial para a empresa que você trabalha

Todo negócio precisa rodar de maneira a otimizar seus principais recursos para se manter sustentável. Em alguns momentos, ​é necessário reduzir custos e,​ infelizmente,​ muitas vezes isso se transforma em corte de pessoal. Para evitar que isso aconteça com você, é fundamental mostrar como você é essencial para a empresa que você trabalha.

Nessa linha de pensamento, o empregador analisa o custo total de empregar você (salário, benefícios, etc.) e o compara com os resultados que você gera. Se ele não conseguir validar que seus níveis de produtividade tra​zem​ vantagens para a empresa, então você corre o risco de estar nesta lista de corte.

Mas ​o que um profissional precisa ter para se destacar e se tornar imprescindível dentro da sua empresa? Dê uma olhada nestas três dicas e mãos à obra:

1. Faça seu trabalho exceder as expectativas

Fazer o básico do dia a dia é importante, mas ​é o mínimo que esperam de você. Para se destacar, ​vá além! Dê sempre ​o seu melhor em todas as tarefas e tente fazer mais do que foi pedido. Essa característica​, ​com certeza​, fará você ser visto como um profissional com quem a empresa pode contar.

2. Saiba trabalhar em equipe

Suas qualidades individuais são importantes, mas saber trabalhar em equipe é ​primordial para manter um clima amistoso na empresa. Tarefas conjuntas podem ser cumpridas de maneira mais rápida e com maior eficiência, ​além de estimularem o aprimoramento das habilidades de cada profissional. Por isso, tente se comunicar bem com o grupo, aprenda a administrar conflitos e ​demonstre estar sempre disposto para esse tipo de atividade.

3. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto

Se acomodar em uma mesma função, fazendo as mesmas tarefas todos os dias​,​ pode te colocar em uma​ zona de conforto que dificilmente te fará ir além. Adquira novas habilidades, aprenda a fazer o trabalho de outros funcionários, participe de workshops, faça cursos —  mesmo que isso ​não esteja relacionado às suas ​responsabilidades. ​Permanecer em sua bolha pode ​fazer você ser visto como um funcionário mais descartável​. Então, ​se recicle!